A Iberdrola demonstra uma confiança sólida e crescente em seu investimento em Portugal, especialmente no segmento residencial, onde vislumbra um potencial considerável de expansão. Segundo Rui Afonso, diretor da Iberdrola Clientes Portugal, a empresa está determinada a consolidar sua presença no mercado português e pretende desenvolver uma gama diversificada de produtos e serviços que correspondam às necessidades dos consumidores residenciais, visando uma posição no mercado similar à que possui no setor empresarial.
Atualmente, a Iberdrola já ocupa uma posição de destaque entre os grandes consumidores e clientes industriais em Portugal, segmentos nos quais lidera em participação de mercado. Segundo o último relatório da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), em julho deste ano, a Iberdrola passou a ser a comercializadora com maior representatividade no segmento industrial, alcançando 24,6% do mercado. Esta conquista representa um crescimento de 3,5 pontos percentuais em relação ao mês anterior, e coloca a empresa à frente de competidores como a EDP e a Endesa. No segmento de grandes consumidores, a Iberdrola detém 32,3% do consumo, seguida pela Endesa e Fortia, o que reforça sua posição de liderança.
Por outro lado, no segmento de clientes residenciais, onde a EDP lidera com uma participação de 58,6%, a Iberdrola ainda ocupa uma quarta posição, com uma quota de 5,9%. Para que a empresa consiga aumentar sua presença neste setor, Rui Afonso identifica um desafio particular: a resistência dos consumidores residenciais em trocar de fornecedor. Embora o número de mudanças de comercializador no mercado de eletricidade tenha aumentado cerca de 50% em relação ao ano anterior, mais de 60% dos consumidores ainda não demonstram interesse em mudar. Além disso, existem quase 900.000 consumidores residenciais que ainda estão vinculados ao mercado regulado, o que representa um potencial de crescimento significativo para a Iberdrola.
Para superar esta barreira, a empresa tem se concentrado em uma estratégia informativa, educando o consumidor sobre as vantagens de explorar ofertas mais competitivas, que não apenas proporcionam economia, mas também apoiam a transição para uma energia mais sustentável. Rui Afonso destacou a importância de um atendimento consciente e acessível, que demonstre de forma clara os benefícios de mudar para um fornecedor que ofereça melhores condições e tarifas de energia.
Quanto às expectativas de redução de preços para os consumidores no próximo ano, a proposta tarifária da ERSE para 2025 prevê uma diminuição média de 5,8% nas tarifas de acesso às redes para clientes de baixa tensão normal (BTN). Rui Afonso se mostrou otimista quanto à possibilidade de que essa redução tarifária traga uma poupança real aos consumidores finais, além de estar alinhada com a tendência do mercado. A Iberdrola, afirmou ele, busca sempre manter ofertas competitivas, com o objetivo de proporcionar uma redução efetiva nos custos de energia para seus clientes.
Outro fator que poderá contribuir para a diminuição dos custos de energia é a extensão da taxa de IVA reduzida a 6% para um número maior de consumidores, uma medida proposta no Orçamento do Estado para 2025 (OE2025). Rui Afonso salientou que essa medida terá um impacto positivo para os consumidores portugueses, já que, com a aplicação da taxa de 6% aos primeiros 200 kWh (ou 300 kWh para famílias numerosas), grande parte do consumo médio das famílias será contemplado por essa redução.