A Iberdrola | bp pulse reafirma a sua aposta estratégica na mobilidade elétrica em Portugal com um ambicioso plano de expansão que prevê atingir 600 carregadores ultrarrápidos até ao final de 2025.
Atualmente com 180 pontos de carregamento ativos em 73 localizações, a empresa planeia investir 75 milhões de euros na expansão da sua infraestrutura até 2026, com o objetivo declarado de se tornar o maior operador de carregamento ultrarrápido em território nacional, posição que já ocupa a nível ibérico.
Os carregadores ultrarrápidos, com potência igual ou superior a 100 kW, são fundamentais para acelerar a transição para a mobilidade elétrica ao reduzir drasticamente os tempos de carregamento. Ricardo Pacheco, Country Manager da Iberdrola | bp pulse em Portugal, afirmou que a empresa pretende, sozinha, duplicar a atual rede pública de carregamento ultrarrápido no país, reforçando o compromisso com a eficiência, inovação e acessibilidade.
Durante um encontro com jornalistas em Lisboa, Pacheco manifestou otimismo em relação à nova regulamentação da mobilidade elétrica, atualmente em fase de preparação pelo Governo. Embora reconheça que a legislação possa ser ajustada em alguns pontos, considera-a globalmente positiva. Destacou, por exemplo, que o fim da obrigatoriedade de conexão à Mobi.E pode trazer maior eficiência operacional e, consequentemente, uma redução de custos para os utilizadores finais.
Sobre o modelo atual de gestão centralizada, Pacheco usou uma analogia curiosa: “É como um bebé na barriga da mãe. Inicialmente tem de ser protegido e alimentado, mas depois precisa crescer.” Defende que, embora tenha sido essencial para o arranque do setor e entrada de novos operadores, não é o mais eficaz para escalar a rede a um ritmo adequado às novas exigências do mercado.
Mesmo com as incertezas em torno da aplicação da nova regulamentação, a Iberdrola | bp pulse garante que os planos de investimento seguem firmes. “Estamos a expandir a rede com o modelo atual e vamos continuar a investir, independentemente do modelo que venha a ser adotado”, afirmou Ricardo Pacheco, reforçando a visão de longo prazo da empresa.
A empresa também já introduziu carregadores de 400 kW, os mais potentes da rede pública portuguesa, e estuda a implementação de soluções específicas para frotas empresariais, como condições especiais para carregamentos noturnos, reforçando a sua posição como líder na inovação e personalização dos serviços de mobilidade elétrica.